Ciências Contábeis
Duração:
8 semestres
Turno das Aulas:
Noturno
Horário das Aulas:
Responsável pelo Curso:
Ivan Darley de Oliveira Sousa
Contador pela Faculdade Araguaia (2013); Pós Graduado em Planejamento Tributário, Auditoria e Controladoria (2015); Possui experiência na área da administração, com ênfase em Ciências Contábeis, além de experiência extracurricular na área de informática; Sócio-Administrador da Elite Consultoria e Assessoria Contábil Ltda; Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FacMais Inhumas, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da FacMais Inhumas; Possui experiência na área de auditoria e consultoria contábil além de contabilidade de construção civil, objeto tema de artigo científico da graduação e da pós graduação.
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.
Acompanha alterações na política tributária, registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio.
Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
A Contabilidade é uma das profissões que mais crescem no mundo. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem 348 mil contadores registrados em 61 mil empresas de contabilidade. A demanda por profissionais aumentou muito nos últimos anos, e os 1,2 mil cursos do país não estão dando conta de suprir o déficit de profissionais existente no mercado. Além disso, desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento.
Matriz Curricular